Coleirinho

Birdwatching em Ipiabas

O Brasil é o segundo país com maior diversidade de aves do mundo (ficando atrás apenas da Colômbia) e o interesse pela prática de birdwatching, a observação de aves em seu habitat natural, vem crescendo fortemente nos últimos anos.

Uma atividade de lazer que contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental, ao mesmo tempo que gera significativa melhora na qualidade de vida de seus praticantes,  inclusive por exigir caminhadas ao ar livre que podem ter vários níveis de dificuldade.

Refúgio da natureza no Vale do Café, cercada pela exuberância da Mata Atlântica, Ipiabas tem demonstrado grande potencial para a prática do birdwatching,  que pode ser realizada sem acessórios, ou com a ajuda de equipamentos como binóculos e câmera digital para o registro das aves.

Recentemente, o Vale do Café Hostel e Suítes teve a sorte de receber o observador Fausto Araújo Rocha, que aproveitou para fazer as belíssimas fotos que você verá a seguir, incluindo a do Tiê Sangue, ave símbolo da Mata Atlântica, e de uma Saracura do Mato que estava passeando bem próxima aos hóspedes (lembrando que é recomendado aos observadores o silêncio, o respeito às aves e uma distância adequada para que não as assuste nem interfira em seus comportamentos naturais).

Para os interessados em iniciar no birdwatching, o site Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) tem grande volume de informações sobre o assunto, incluindo fotos e sons das aves.

 

Fotos do observador Fausto Araújo Rocha em Ipiabas:

Saracura do Mato nos jardins do Vale do Café Hostel e Suítes
Saracura do Mato

 

Coleirinho
Coleirinho

 

Tiê Sangue
Tiê Sangue

 

Saíra Douradinha
Saíra Douradinha

 

Gibão de Couro
Gibão de Couro

 

Peitica
Peitica

 

Suiriri Pequeno
Suiriri Pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *