O Casarão é a mais imponente construção do Centro Histórico de Ipiabas

O Centro Histórico de Ipiabas

O Vale do Café oferece ao visitante riquezas naturais e culturais. A arquitetura secular das construções históricas, os costumes e lendas, e as paisagens de tirar o fôlego são ingredientes abundantes no circuito.

vale do café

O apogeu da produção cafeeira fluminense foi de 1825 a 1870, representando em média 65% da produção brasileira. Essa gerou um enorme acúmulo de riqueza para os fazendeiros da região, que com isso construíram casas como palácios rurais, e mantiveram um padrão de vida de luxo e requinte, agraciados no reinado de D. Pedro II (1840-1889).

O Centro Histórico de Ipiabas é formado por uma vila inteira só de construções de época, com a Igreja Nossa Senhora da Piedade, o Casarão, e mais cinco imponentes casas da década de 1870, entre as quais o Vale do Café Hostel e Suítes, com sua arquitetura original e totalmente preservada. Todas estas construções foram erguidas pelo comendador Antônio Gonçalves de Morais, que ficou conhecido pela alcunha de Capitão Mata Gente, filho do Barão de Piraí e um dos grandes nomes da economia cafeeira do Vale do Paraíba.

Centro Histórico de Ipiabas

As teorias que tentam explicar empreendimento deste vulto já no período de derrocada da economia cafeeira fluminense vão da ambição por um título de nobreza à ideais revolucionários com o intuito de formar uma força de elite para combater o Império.

Viajar pelo Vale do Café é voltar no tempo, num dos períodos mais importantes da história brasileira. E em Ipiabas, você pode vivenciar esta história!

Para se hospedar no Vale do Café Hostel e Suítes e desfrutar de toda a tranquilidade do Centro Histórico de Ipiabas, acesse www.hostelvaledocafe.com.br ou ligue (21) 970403433.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *