quilombo1

Festa da cultura e tradições no Quilombo São José da Serra

Localizado na Serra da Beleza, com paisagens de tirar o fôlego, a apenas duas horas e meia do Rio de Janeiro, o Quilombo São José da Serra é o mais antigo do Estado. Lá, o trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, a religião da Umbanda e do catolicismo, a sabedoria das ervas medicinais, o artesanato tradicional, as benzeduras, o calango, o Terço de São Gonçalo e o Jongo fazem parte do cotidiano do lugar há mais de 150 anos.

quilombo2

Nestas terras, constituíram um núcleo religioso e cultural procurado por vários outros pontos do Brasil e do mundo, que visitam a comunidade nos eventos que acontecem ao longo do ano.

A principal festa acontece em maio, quando você pode vivenciar esta que é uma das manifestações mais autênticas do País. A hospedagem no Vale do Café Hostel e Suítes (www.hostelvaledocafe.com.br), em um Casarão do Século XIX que preserva sua arquitetura original, tem a melhor relação custo/benefício da região para quem quer visitar o Quilombo.

Na data da principal festa do ano no Quilombo São José da Serra, logo de manhã já acontecem tradicionais manifestações religiosas, seguidas por um almoço comunitário, que inclui uma deliciosa feijoada.

Então começam as apresentações de diversos grupos de cultura popular da região do Vale do Paraíba, com grupos de capoeira, samba de roda e maculelê, entre outros.

Ao cair da noite, uma imensa fogueira é acesa para a benção da líder espiritual do Quilombo, e se forma uma roda de jongo dos anfitriões da festa que vai até o sol raiar, com o baile de calango cantado de improviso ao som de sanfona, cavaquinho, pandeiro e outros instrumentos.

quilombo

São comuns apresentações de cantores, que costumam realizar rodas de ciranda, coco e outros gêneros da cultura popular, enquanto os festeiros assam batata doce na fogueira. Outras delícias tradicionais são servidas nas barracas montadas para atender o público.

Para se hospedar no Vale do Café Hostel e Suítes acesse www.hostelvaledocafe.com.br ou ligue (21) 970403433.

*As fotos que ilustram esta página são de Fernando Souza

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *